29 de julho de 2013

Sobre a Jornada Mundial da Juventude


 Não tem como dizer que não foi bonito. Foi lindo! Todas aquelas pessoas, de todos aqueles países, de todas as idades (porque sim, eu vi uma penca de idosos no meio daqueles jovens) numa só direção, sem nenhum grande desentendimento, juntos pelo que acreditavam.
 Fui católica até os meus quinze anos, mais ou menos, e depois comecei a me desprender de tudo aquilo o que eu entendia como religião. Mas ainda mais nova, na catequese, eu questionava e chegava as minhas próprias conclusões, com as minhas próprias filosofias, mas mandava minha própria mente calar a boca porque eu estava atrasada para a missa. Parei de ir Igreja quando, num susto, percebi que tinha decorado tudo o que o Padre falava e que isso não estava me acrescentando nada. Tinha deixado de ser bonito e emocionante para ser uma coisa extraordinariamente chata. Mas eu não poderia simplesmente deixar de ir, não com minha família sendo religiosa como é. Demorei mais alguns anos para me desprender.
 Antes de mais nada, eu não quero desrespeitar ninguém. Se o que eu falar for ofensivo, pode brigar, dar unfollow, espernear e tudo mais. Eu não sou religiosa e estou falando pelo que vi na TV, na internet e até mesmo em Copacabana.
 Como eu disse, achei a Jornada uma das coisas mais bonitas que vi. Foi de tocar o coração de qualquer um. Ainda mais se você teve a oportunidade de passar algum tempo com algum voluntário ou peregrino, a animação deles era de longe contagiante. Eu fiquei com água na boca para participar de um evento como desse porte.
 O Rio estava todo organizadinho, direitinho, e cheio daqueles gringos bonitos que falam engraçado. Tem gente criticando a organização da coisa e tudo mais (se tiver curiosidade, abre o g1 e digita JMJ, ou clica aqui), mas como estou falando pelo que vi, achei bem decente. Tinha caminhões dando lanche em cada bloco e filas que pareciam bem organizadas para cada um deles, as ruas certas estavam fechadas e tinha carros da polícia e ambulância espalhados por aí.
 Ontem (28/07) eu estive em Copacabana e vi uma coisa bem legal. Alguém se machucou e a ambulância chegou no local numa velocidade surpreendente, e os organizadores da parte de saúde fizeram uma corrente dando as mãos para que os outros participantes não se aproximassem demais. Mas o que achei legal mesmo foi ver como esses outros participantes fizeram, por trás da corrente dos organizadores, uma outra corrente que, dessa vez, não era para manter ninguém afastado: era uma corrente de oração para que quem tivesse se machucado ficasse melhor.
 Tinha mesmo policiais em todo o canto e eu acho que isso ajudou bastante, mas, cara, o exército estava na rua. Tudo bem que é necessário porque tem o Papa estava ali e tudo mais... Só que o que eles estavam no meio do povo segurando armas pesadas! O que é que o cara queria passar para os participantes como uma doze na mão? Se a ideia era proteção, deu bem errado, porque passou medo.
 E, falando do Papa, eu tenho vontade de aplaudir. Tem páginas no facebook dizendo que ele "ora pelos pobres mas cobra 8781297 milhões para vir ao país", mas eu discordo. O Papa cortou o que podia cortar para gastar menos e rezou por quem tinha que rezar, pelos pobres, pelos ricos e até por mim, que não acredito.


 Não dá para negar que o Papa Francisco é carismático e, bom, populista. Achei realmente impressionante um chefe de Estado agir com tanta naturalidade no meio de todo mundo, sem nenhum ar de superioridade. Gostei do fato de ele ter cumprimentado a Dilma com beijinhos no rosto ao invés de um aperto de mão frio e do como ele fala cinquenta vezes melhor do que a presidenta em seus discursos. Sim, o Papa se mostrou de fato uma pessoa bem humilde, mas não tem porque se aproveitar disso agora: Quando eu estava voltando para casa, escutei no rádio que já estava sendo vendido um livro chamado "Francisco, o Papa da simplicidade" (ou algo assim). Ah, por favor, né? A mídia está pesando tanto na imagem dele que os próprios atos não tem voz. E se tivessem, seria uma voz bem mais alta do que a da mídia.
  Agora, que momento para a JMJ acontecer, né? Bem no auge das manifestações (que, por sinal, perderam força para caramba). Eu não sei a quanto tempo estava planejada a Jornada Mundial da Juventude, mas para os políticos daqui veio bem a calhar. Eu só espero que o povo não desista delas, que não se contentem. Outro ponto das pessoas que criticam a Jornada é que os três milhões (acho que foi isso, né?) em Copacabana foram para a rua para manifestar sua fé mas não foram para manifestar os seus direitos. Esse é outro ponto que discordo: eu mesma poderia ir na JMJ e não posso ir nos protestos, por culpa unicamente da violência.
 No fim das contas, a pergunta que não quer calar é: quem é que vai pagar por toda essa festa?
 Isso nem eu e nem Deus sabemos.

11 comentários:

  1. Foi muuito lindo mesmo, só de vê a praia cheia de gente é muito emocionante. Acho que festa mais bonita só outra. Estamos esperando o Papa vim de novo, para ser outra alegria imensa.

    POST RECENTE: http://talentosdamari.blogspot.com.br/2013/07/novo-queridinho-moletons.html

    FAN-PAGE: https://www.facebook.com/TalentosDaMari

    GRUPO: https://www.facebook.com/groups/390324567745906/

    ResponderExcluir
  2. È lindo... Eu não participei, até porque não faz meu tipo. Mais admiro os Jovens que foram *--* Lindo demais isso !!!
    Seguindo liinda... Da uma passadinha, e se gostar segue ?
    http://devaneiosde-umasonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. retribuindo a visita.

    eu não li os livros , mas to amando os filmes ^^

    eu so vi a jornada por alguns flashs na tv kkkkk

    mas gostei do PAPA

    bju bju

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, tudo bem? Deve ter sido bem bacana, eu não fui, mais achei os jovem bem corajossos, enfretaram o frio e toda aquela chuva, nossa, muito bom, tem post novo no blog, vem dar uma olhadinha quando der, beijim...
    http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto! Não sou católica, mas realmente foi admirável a comoção de todas essas por um motivo tão nobre, manisfetar a fé e semear o bem. Acho que independente de religião, foi emocionante. Sou do RJ e queria ter participado, mas deixa pra próxima rs.

    http://pseudo-carioca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, talvez na próxima a gente se esbarre por lá!
      Moça, não consigo comentar nesse seu blog lindo, é meio ruim de achar os outros posts =/

      Excluir
    2. Ixi, sério? O que acontece? É que é bom eu saber para poder consertar rs. :)

      Excluir
    3. Então, não sei se é burrice minha, mas quando vou procurar mais posts para comentar e vou lá nas tags do lado, só tem aquele primeiro post, e aí quando fui voltar para tentar ver um por um mesmo, não tem botão de "home"... Fora o banner, que não ta redirecionando os posts como deveria =/

      Excluir
  6. Oi tudo bem? Então vc ganhou um selinho passa lá no blog pra pegar...

    http://leticiavitoretti.blogspot.com.br/2013/07/selinho.html

    ResponderExcluir
  7. Te indiquei em um selinho flor, espero que goste:
    http://pseudo-carioca.blogspot.com.br/2013/07/selo-versatile-blogger-award.html

    Não precisa fazer rs, mas seria legal conferir suas respostas!
    Beijos e sucesso para o seu blog :)

    ResponderExcluir