21 de janeiro de 2014

Bioshock - Rapture (e alguns avisos)

  Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo inteiro sentia medo de que novas bombas fossem jogadas sobre suas cabeças. Inclusive Bill McDonagh, um encanador que queria ser engenheiro. Um dia, Bill acabou indo instalar um novo sistema de privadas na casa de Andrew Ryan, um dos maiores milionários dos EUA. 

 Andrew é um sujeito daqueles que falam melhor a língua do comércio que qualquer outra, e justo como esses sujeitos (ou como acho que eles são, nunca conheci nenhum bilionário) escolhem no dedo as pessoas de confiança. E, de cara, achou que Bill era uma delas.


  A questão é que um homem como Andrew não estava seguro em 1945 (quer dizer, nenhum homem estava, mas os influentes se sentiam ainda mais ameaçados), e o pânico geral fez com que ele gastasse todo seu dinheiro num único projeto: Rapture, a cidade da liberdade, um lugar onde artistas, músicos e cientistas não enfrentariam preconceitos e testariam seus limites, onde todos teriam a chance de crescer na vida.
   O livro é background para a história do primeiro jogo da franquia Bioshock, o como a cidade nasceu, o como as coisas foram parar daquela forma em que se vê no jogo. Mas, fora isso, Rapture também é um bom livro por si só, independente dos jogos que o seguem. O que ele pode fazer a você é te estimular a acompanhar a história tendo interesse nos jogos, que é o que fez comigo. Mas ainda assim, se não tiver como jogar, o livro é ótimo sozinho.

  Eu, que conhecia um pouquinho do jogo, achei o livro bastante completo. Ele me passou todas as sensações que acredito que um livro decente pode me trazer: me deixou com medo, com pena, esperançosa, feliz, gargalhando, chorando, em choque e, principalmente, me deixou curiosa. A diferença é que Bioshock: Rapture não é uma saga e eu não preciso esperar pelo segundo livro. Ou eu tento criar na minha cabeça o futuro da história ou eu compro o jogo (e um vídeo game, de quebra). 


 Não que a história fique faltosa ou incompleta. Ela tem início, meio e fim - mas ainda assim você sabe que quer mais notícias da cidade e sua estranha população.

 O que eu achei mais incrível no livro é o como você faz parte dele. No começo, você acha que acompanha a cabeça de Ryan, que compreende e aceita suas ideias - assim como o resto da população de Rapture. Mas, conforme a história vai andando, você percebe que tem muito mais ali e que você devia ter entendido isso desde o começo - exatamente como o resto da população. Você é vivo lá, faz parte do livro, é um deles. Adorei isso. 

   Enfim, é um livro bem escrito, mas não é uma leitura rápida. Eu demorei uma semana imersa na história porque é muita coisa para absorver. Eu precisava parar para respirar, senão acabava me perdendo na história. É um livro em que toda informação é válida e requer sua atenção. Ainda assim, recomendo que comprem, roubem das amigas ou encontrem na biblioteca, porque vale a pena. 


  Vocês sabem que aqueles pontinhos coloridos servem para indicar que a matéria acabou ali, não sabem? Sim, eles servem para isso. Podem ver nas revistas.

 Pois é, é que esse pedacinho aqui é sobre outro papo, rapidinho. Eu queria avisar umas coisas, ó:

  • 1) Agora os comentários serão moderados, porque assim eu posso ler todos com mais calma. Eu tenho procurado emprego e não tenho tido muito tempo livre. 
  • 2) Por culpa do tempo livre, minha amiga Amanda está tomando conta da página junto comigo. Ela escreve de um jeito mais feliz, caso queiram reconhecer.
  • 3) Vocês se importam de ganhar livros de segunda mão (em bom estado)? Estou pensando em sortear os meus agora em fevereiro.
  • 4) Estou gostando de postar sobre essas novas coisas, tipo jogos e filmes. Acho que farei mais posts desses que tutoriais.
  • 5) Vou cortar (muito) meu cabelo amanhã e estou bem nervosa. 
  • 6) Criei um grupo chamado Blogueira de Verdade, para que blogueiras pudessem ter mais interação. Não pode divulgar lá e todo mundo ajuda a manter o grupo organizado. Tem funcionado bastante! O link para fazer parte é https://www.facebook.com/groups/393458224122234/. ✦ ✦  

5 comentários:

  1. Oi, Josy! Só meio desligada dessas coisa de games e coisa e tal, mas acho que eu topava ler o livro, achei bem curiosa a história. Com certeza vou procurar!
    Já entrei no grupo!
    Beijos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro, mesmo que tenha toda sua base extraída do jogo, é totalmente independente e expande as informações de lá. o/

      Excluir
    2. É verdade, Scar. Ele não é continuação de nada ou coisa assim. É um livro bom por si só. Fica ainda mais legal se souber o resto da história, que conta no jogo, mas se não souber, o livro não te cobra nada.

      Excluir
  2. Oi Josy, aproveitando a folga do domingo para conhecer os blogs da lista do grupo.
    Visitando o seu pela primeira vez, e já seguindo.
    Adorei o layout, o conteúdo voltarei mais vezes com certeza.
    Bjos. A Moda In Foco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado! Volta e meio faço isso também, e já já vou visitar o seu. ^_^

      Excluir