10 de janeiro de 2014

Gone Home - Quando os jogos vão além de passatempos

  Oi amigos! (:
  Esse post deveria ter saído a um tempão, mas agora vai, tá?

 Acho que a maioria dos meus leitores vai estranhar um pouco, então lá vai: Vai ver você acha livros melhores que games em qualquer situação. Tudo bem, eu entendo. Eu era assim também. Até que um jogo - de produção independente, super básico - conseguiu mudar isso. Com Gone Home, eu dou início a nova categoria aqui do blog: Joguinhos, onde eu vou narrar minhas aventuras por este mundo novo.

  Essa nova categoria aqui do blog vai passar um pouco do que vou experimentar nos vídeo games, agora que decidi dar uma chance real a eles. Sempre tive a ideia de que jogos deveriam ser lançados para puro entretenimento, para passar o tempo da hidratação no cabelo ou só quando se está no tédio total.


Mas esse jogo me provou que hoje em dia o mundo dos games é muito mais do que isso. Além do entretenimento obrigatório, os jogos de hoje trazem uma coisa que nós adoramos ler nos livros ou ver nos filmes: uma mensagem. Uma história de verdade. E, mais do que em livros e filmes, eles nos dão a chance de ir construindo essa história ao invés de ir só acompanhando, como estamos acostumados.

 Não mudei totalmente de foco, não virei a casaca. Meus livros continuam sendo minha maior paixão, mas eu decidi abrir um espaço para tentar uma coisa diferente. Só para lembrar, também nunca conheci ninguém que tenha visto uma mensagem espetacular em Candy Crush.

 Eu, que sempre fiquei só nos joguinhos online e no The Sims, duvidei muito da seriedade de jogos mais trabalhados e foi preciso dois anos de conversa para que o meu namorado me convencesse a tentar jogar alguma coisa. Gone Home foi perfeito para minha introdução, porque ele é curtinho (cerca de três horas de jogo) e muito fácil de jogar. Sem combos super difíceis para dar um soco ou sem quebra cabeças imensos que te fazem ficar olhando para a tela eternamente, Gone Home só vai te pedir um pouquinho de atenção. Jogue com as portas fechadas, fone no ouvido e quando seu irmão mais novo não estiver em casa, porque aí é que o jogo flui de verdade.

 Não tem desculpa: é fácil e quase não toma seu tempo.

 Eu não posso contar muito da história, então vou fazer o que dá: você joga com uma mulher que passou anos estudando fora e chega em casa achando que sua família vai te receber - talvez com uma festa ou coisa assim, é o que eu ia esperar - mas a casa está completamente vazia. O que você tem que fazer é vasculhar a casa inteira atrás de pistas do onde é que essa família foi parar.

 Procure em cada canto, abra todas as portas, gavetas, ouça fitas (sempre tem um tocador de fitas perto delas, procura que você acha) e desencadeie memórias, descobrindo a história de um jeito que só um vídeo game (é para PC, mas você entendeu) poderia contar.

 Não dá muito para falar o que é que fez o jogo ganhar prêmios super legais, mas uma das coisas que mais me impressionou foi o como a história é narrada. Eu te desafio a jogar, ver o como ele acontece e me dizer o que mais senão um jogo faria com que essa história fosse tão especial.

 Parece um pouco vago falar assim, mas quanto menos sabe do jogo, mais vai gostar do jogo. Tentem não assistir traillers ou coisa assim, o legal é ir descobrindo mesmo.

 E para você que quer aceitar o desafio, saiba que vocês podem comprar e instalar o jogo no PC de vocês. É bem rápido, é só se cadastrar no Steam e ele mesmo instala pra vocês. Dá para fazer isso acessando esse link, ó: http://store.steampowered.com/app/232430. Maaaaas, se vocês não puderem compra-lo ou não tiverem certeza se vale a pena, ainda resta a opção de dar dar um ooooutro jeeeito de conseguir, por esse link aqui.

  Ainda assim, vale lembrar para que é uma produtora independente, então se querem mais jogos com o nível de Gone Home, o preço vale super a pena.

6 comentários:

  1. Vi seu blog num grupo de divulgação e gostei muito. Bastante interessante a ideia desse jogo, muito legal! Te seguindo!!

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado! O jogo é bem legal sim, vale super a pena! õ/

      Excluir
  2. Nossa, fiquei curiosa agora! Seu blog ta muito lindaum !! Bjão

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecka, saudades de tu por aqui u_u
      Corre lá que o jogo é bom xD

      Excluir
  3. Fiquei super curiosa, e acho que vou pela ooutra opção antes de sair comprando, hahaha. Mas gosto de jogos que nos deixa entrar e viver junto com o jogo, acho que é por isso que eu sou um pouco viciada em The Sims, não tem muita mensagem e tal, mas gosto dessa coisa de "fazer o destino do jogo", vou jogar e vejo se gosto tanto como você, ^^.

    www.lirisando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu sou viciada em The Sims desde os oito anos... Estou quase com dezoito :v
      O jogo não se parece muito, mas Gone Home tem isso de entrar no jogo e viver junto, então acho que vai gostar!

      Excluir