21 de junho de 2014

O que se faz com um blog

  Antes de mais nada, gostaria de avisar que esse post contraria suas próprias regras, mas que isso é intencional mesmo e que marca o início de uma "Nova Era" na vida de uma(s) pessoa(s).
  Tenho visto muito bafafa (quem é que usa isso, gente?) sobre "não é mendigando que se faz um blog".   Só para vocês saberem: não é reclamando também. Hoje, eu tenho uma opinião definida sobre isso, mas levou bastante tempo até que minha cabeça aceitasse. Só para inteirar quem não está entendendo, estou falando sobre troca de seguidores, likes, comentários e o que mais der para trocar.
  Penso da seguinte maneira: a troca de links não é nada funcional, principalmente em grupos do facebook. Você acumula números, acumula spams, acumula uma lista de blogs que você não tem o menor interesse em seguir. Algumas pessoas simplesmente deixam de seguir os amiguinhos depois de terem sido retribuídas, mas não vou nem dar ibope para essa galera. Só mencionei porque são muitos.
  Queremos que nossos blogs cresçam, que nossos views se multipliquem, que nossos comentários sejam elevados a quinta potência e sempre poderemos justificar dizendo que passamos horas elaborando os posts.
  Porém, acho que pecamos numa parte. O meu ponto principal para criticar tais grupos do facebook é um só: Para quem vocês escrevem?
  Eu vou escrever para os meus leitores, que são pessoas que se interessam pelos meus posts. Eu vou escrever para quem gosta daqui. Vou escrever para quem quer ficar. Isso mesmo, vou escrever; isso ainda tem de entrar em prática, esta é a tal Nova Era.
  Acho que o grande problema na hora da divulgação está bem diante do nosso nariz. Francamente, quem frequenta o grupo de blogueiras, onde divulgamos nossos posts? Outras blogueiras! Que estão ali para divulgar seu trabalho, raramente se importando com o alheio - porque, de coração, raramente nos importamos com o delas o quanto queríamos que se importassem com o nosso.
   Existem grupos que são diferentes. Grupos que estão ali para juntar as meninas, para criar amizade e interesse. São nesses grupos que eu estou apostando.
  Algumas pessoas trocam links porque dizem que é o caminho mais fácil para o sucesso. E eu digo: não é. Fiz isso por meses e não tem nenhum sucesso por aqui (trágica, né? HUHUSAHSA). NÃO É FÁCIL. Não tem um jeito simples, não tem um atalho. Não existe caminho fácil para chegar ao topo de lugar nenhum. 
  Ter um blog exige seu tempo, exige sua paciência, exige sua criatividade. É fazer tudo virar interessante, notícia. Você descobre em si uma fotografa, ou uma escritora, ou uma desenhista, uma cozinheira ou tudo junto. Você escreve, escreve e escreve até que seus dedos peçam perdão aos céus por serem tão úteis. Exige amor, existe todo dinheiro que você puder dar, exige todas as suas horas livres. Exige do seu emocional. Ter um blog grande não é uma tarefa fácil (e é por isso que não cheguei lá, caros amigos).
   Apenas para esclarecer, eu não amaldiçoo os grandes grupos e nem suas criadoras. São ótimos instrumentos de AUXÍLIO a divulgação, mas não se pode parar por aí. E se querem saber, também não é um bom lugar para se começar a blogar. Procure quem te dê conselhos, não likes. Esses vêm depois (eu tenho fé, irmãos! HSUHSA).
   Finalizando o post, eu vou usar uma música que ilustra muito bem o que estou querendo dizer (e de quebra, é a minha favorita!). Escutem com atenção e digam o que acharam nos comentários. Beijos :)

30 comentários:

  1. "Segue? Sigo de volta!", tenho vontade de bate em quem comenta isso, de verdade!

    Amei o seu texto e concordo com muita coisa.
    O bom é que cada vez as pessoas estão começando a ter este ponto de vista, ainda bem.

    Beijos.
    Coisas do Tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Um pouco mais de paciência..." USAHUHSA ~5
      Sim, as pessoas estão captando isso e é por isso que não devemos bater nelas, mas ensinar xD
      Legal ter vindo comentar aqui, obrigado!

      Excluir
  2. Esse post é super válido! Desde que entrei no Quero Seguidores de Verdade o número de comentários sinceros e visitas frequentes, seguidores fiéis do meu blog aumentou bastante e sou muito grata ao grupo por me apresentar a gente tão bacana. Sempre fui contra essa troca de seguidores, quando comecei a divulgar o blog e as pessoas comentavam "seguindo, segue de volta?" eu ia no blog da pessoa e se gostasse eu seguia tranquilamente, mas se eu não gostava eu fazia de conta de que não tinha visto o comentário, na cara dura mesmo hahaha
    Mas estou muito satisfeita com o rumo que o meu blog está levando :)
    E para finalizar preciso dizer que você ganhou meu coração só em colocar essa música do Engenheiros <3 Minha banda preferida, sou apaixonada haha
    Beijo

    www.blogrefugio.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu blog chegou a 100 seguidores em um fim de semana por culpa da troca de links. Fiz muito isso, até a hora que vi que não estava mais funcionando para mim. Criei um grupo de não-troca, mas ele morreu na praia, então migrei para este também :3
      Mas é importante que o pessoal seja mais tranquilo ao falar com a galera que troca links. Tem que fazer com que eles percebam, não empurrar coisas para cima deles, entende?
      E sobre Engenheiros: Também sou apaixonaaada! Difícil conhecer gente nova que curta ):

      Excluir
  3. Já vi isso demais, infelizmente. Faço parte de bastante grupos e eu divulgo lá quando tem post novo, querendo crescer o número de leitores, mas parece que só o que eles se importam é com números e não se eles vão se tornar leitores mesmo, o que é uma bosta para blogueiras dedicadas e que querem sucesso com seus blogs. Odeio quando peçam para seguir, parece que é uma obrigação, tipo se eu gostar do seu blog é óbvio que eu vou seguir, não precisa me pedir pra isso, sabe? O ruim é que eu já tenho o meu blog por um ano já, mas tenho poucos leitores, provavelmente porque eu não sei divulgar direito :/ Mas enfim, eu gostava do seu grupo que tinha criado, e concordo que você tem que fazer amigos e transforma-los em leitores que frequentam o seu blog, mas é difícil achar pessoas que realmente se interessam. Okay, espero que conseguimos passar por isso. Se tiver alguma dica pra ajudar, me avisa! hehe Beijo, http://infectedbyculture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi! Sempre fico feliz com sua visita!
      Eu estou tentando novos grupos e outros meios de divulgação, e inclusive, vou partir em breve para os cartões de visita e a divulgação boca-a-boca mesmo, que é tiro e queda. Fofoca (do bem) tem que ser útil para alguma coisa! ~2
      Eu farei um post sobre isso em breve, se os meios forem funcionais. Se não, eu não tenho mais ideia do que fazer!
      Assim que fizer, passo lá no seu blog para te mostrar, tá bom?
      Beijo!

      Excluir
  4. Adorei seu texto Josy, realmente é complicado esse "mundo de blogueiras", aqui cada um faz o que acha que é certo, e tem gente que não tem "simancol". Uma vez fiquei indignada quando em um blog a menina escrevia justamente sobre como é errado e ruim comentar: "me segue que eu retribuo". E acredite ou não, logo nos primeiros comentários do post eram justamente esses textos que apareciam!

    Acho que cada um precisa refletir sobre suas ações nesse universo alternativo pois para cada ação terá uma reação. Por exemplo, eu não entro em blogs em que as pessoas escrevem esse tipo de comentário. Ou seja, mesmo que o blog da pessoa seja bom, eu nunca vou conhecer!

    Mas acho que com posts como o seu pelo menos alguns irão se tocar que não é só de curtidas e seguidores que um blog vai pra frente. É preciso divulgar sim, mas de forma sensata!

    O Pequeno Lírio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, que bom que concorda comigo! Acho que é o melhor jeito de tratar a galera que faz isso, ensinando. Quer dizer, não é o que tem funcionado, não é?
      Acho mais até: acho que devemos sim entrar nestes blogs e se o blog for bom deixar um recado e um link para a pessoa que a redirecione para o caminho certo, como o projeto Sigo porque gosto ou até o Rotaroots.
      Acho que ninguém merece ser ignorada e descobrir sozinha. Eu ia adorar que tivessem me indicado algo assim desde o início ;)
      Obrigado por passar aqui :3

      Excluir
  5. Há algum tempo atrás,isso também não conseguia entrar na minha cabeça...Pra mim,era essa divulgação que trazia sucesso...Mas agora eu vejo que não traz sucesso algum...Apenas números.Tudo que você falou é uma pura verdade,e eu admiro bastante seu blog e sua coragem de ceder um post para falar disso.Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas com "Segue?Sigo devolta".Vamos nos juntar e fazer da blogosfera um lugar de amizade.Não uma atmosfera de divulgação cheio de números que não serve pra nada...
    Amo seu blog Josy!
    Beijos da Bia!♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiim pequena Bia, é isso aí ;)
      Temos que dar mais forças aos projetos que já existem e incentivar os outros. Tem espaço para muita gente na internet, podemos ajudar e ser ajudados!

      Excluir
  6. Ei, Josy, nossa, super concordo com você haha. Na verdade, eu criei o blog para ficar falando e falando e falando, que até hoje não sei como tem gente que gosta ahahha Então, eu tomei um susto quando vi essa galera do sdv, tipo, é muito doido isso, tem uma legião de meninas com mais de 2 mil likes na pagina e tal, mas quanta gente que realmente le o que elas falam? Claro, números são importantes sim, mas não é tudo. Obvio que quando uma postagem minha não alcança a média de views eu fico meio assim, mas mais pelo sentido de "que que eu escrevi que não foi legal?" sabe? Sei que esses grupos de facebook são ótimos para divulgação, e eu vivo divulgando lá, mas sei que o resultado nem é tão bom assim. E que tem grupos maravilhoooosos, aliás, tem um que faço parte que é puuuuuuuuuuuro amor. Mas enfim, a melhor divulgação é aquela que você mostra pros seus amigos, sério, é o que mais atrai gente e opiniões verdadeiras huahauhu

    Mas aqui, respondendo seu comentário lá no blog, ai sua linda, cê me deixou sem palavras mesmo. Gostei muito do seu comentário e fiquei muito feliz em saber que você me acompanha há um tempinho hauhau sério, me deixou emocionada :D Pode fazer o favor de comentar sempre, adoro ouvir opiniões sinceras de pessoas do bem! ahahha

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gentemmm, escrevi uma bíblia hauahuhua

      Excluir
    2. Isa, adoro o jeito que tu escreve cara. HSAUHASUHSAHSAHSAUHSAUHUASH Te imagino falando exatamente assim, acho super engraçado, dá vontade de ler mais :3
      A questão é que você é diva (olha a palavra que estou usando, Jesussss) mesmo e suas publicações chegam num número legal normalmente, mas a da maioria desse povo não funciona assim sem o sdv ):
      E sobre o comentário, que lindo :'(.
      Me emocionei com sua emoção /gay <3

      Excluir
  7. Eu super concordo. Eu nunca fiz essa tática do segue de volta e juro que me irrita profundamente quem não valoriza o que eu fiz com tanto trabalho pra comentar apenas "segui, sdv?"... ah mano, segue de volta no seu c* HAHAHAHAHA porque não tenho mais paciência pra lidar e quando é assim, eu acredito que só desmerece o blog, que acaba tendo uma aparência de interesseiro e nada profissional.

    La Diabolique - Fan Page - SORTEIO Varsity Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, estamos falando apenas da parte "não é construtivo" e você já jogou logo um "acaba com teu blog". UAHAHUSSAHU
      Mas tem razão, para os comentários dessa forma o sangue ferve mesmo.

      Excluir
  8. Ainda bem que as pessoas estão caindo em si. Graças a Deus. Ótimo post.
    Belezanaturalju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acabei de terminar de ler tudo o que você disse e concordo. Acho que todas nós já passamos no começo pela fase do 'Seguindo' eu mesma já passei. Porém com o tempo vamos nos dando conta que isso não leva á lugar algum. O que leva á algum lugar é a divulgação feita da maneira correta, como você mesma citou: Criar laços entre os blogs, não necessariamente em grupos, pode ser mesmo até por comentários ou ainda pelo facebook. Enfim gata, arrasou na postagem, sem mais! Beijinhos <3

    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um divulga como quer, desde que respeite o trabalho dos outros.. Pode ser em grupos, no blogger, por e-mail, youtube... Até por carta eu faço isso, kkk
      Dá uma olhada depois na sessão de cartas do blog para ver ;)

      Excluir
  10. Esse assunto vira e mexe retorna as rodinhas de conversa. O mais "engraçado" disso é que , embora, muito (a(s)) blogueiras com experiência e que são em sua maioria inspiração alertem sobre isso e pedem que peguem leve, para não gerar uma marketing negativo para si mesmo, ainda, assim existem aqueles que teimam. Acho que isso afeta mais os calouros, pois muitos já chegam a blog esfera com segunda intenções _ se é que você me compreende_,infelizmente, são coisas que só o tempo e a maturidade nos ensinam.

    Eu prefiro, mesmo que seja o mais trabalhoso, fazer o velho e conhecido Comentário, mas um comentário de VERDADE, dependendo do assunto chega a ser quase uma parágrafo, e uma SUGESTÃO singela do tipo e o que mais uso "sinta-se à vontade {link}..." e as vezes só o link, isso me gerou mais seguidores reais do que qualquer outro meio.

    Mil beijos, Jo.
    Um pouco de Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria mesmo, Ina. Porque clicamos lá em "divulgue seu blog" e esse é o jeito que funciona para ganhar seguidores depressa. Achamos que estamos indo bem e bom, percebemos que não é bem assim. As vezes nem percebemos.

      Excluir
  11. Josy, você tem toda razão, até participei de alguns desses grupo de divulgação de blogs, mas o retorno é péssimo, porque as pessoas só visitam pra que sejam visitadas de volta, e nunca tive essa intenção. Desde que comecei o blog minha intenção sempre foi a de fazer amizades e trocar informações e opniões. Adorei o texto! Muito bom encontrar blogueiras "gente como a gente".

    Boa sorte pra nós! Beijos da Mih ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mihhh eu não consigo entrar no seu blog direito :'(
      Aqui dá erro em tudo. Quando eu comecei o blog eu só queria ter um blog, ponto final. Só fui querer reconhecimento depois de perceber que não era legal escrever para o vento.

      Excluir
  12. Hoje em dia é muito difícil ter um blog de sucesso e as pessoas confundem muito números com sucesso. Também fiz uma postagem falando sobre isso e caraaaa, amei o seu post, amei seu blog e conheci através do "Quero seguidores de verdade", virei aqui sempre!! ♥
    Beijos

    http://donaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa <3
      Vou lá ler sua postagem - que deve ta linda como sempre - e te respondo melhor por lá ;)

      Excluir
  13. No inicio do meu blog eu não tenho vergonha de dizer que fazia parte dessa /galera que mendigava seguidores, hoje tenho uma visão bastante diferente sobre esse assunto. Agora, sigo somente os blogs que eu realmente gosto.
    Beijos'
    http://naanyfernandes.blogspot.com/br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e 90% do pessoal que tem praticado "a boa vontade" não tinha vergonha de admitir. Na verdade, ainda não tenho: troquei likes um tempão e só fui parar para pensar quando esses seguidores não se transformavam em acesso diário/comentário. Ainda bem que acabei me dando conta de que tem formas melhores ;)

      Excluir
  14. Oi Jô! Sabe, me identifiquei com o teu post, e com certeza ele me fez pensar sobre a divulgação do blog e toda essa atmosfera do "desespero" por likes. Acredito que tenham formas mais eficazes de divulgação e, principalmente, de engajamento dos leitores com assuntos que a gente escreve.

    Muito legal a tua coragem de falar isso, principalmente nesse mundo de "trocas" que nem sempre somam!

    Beijocas! ♥

    ResponderExcluir